Como Criar uma Tirinha

Tira de jornal ou tirinha, como é mais conhecida, é um gênero textual que surgiu nos Estados Unidos devido à falta de espaço nos jornais para a publicação "Passatempos". O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal. Este gênero textual apresenta geralmente uma temática humorística, contudo não raro encontramos tirinhas satíricas, de cunho social ou político, metafísicas, dentre outras.

É comum as tiras centrarem-se em um personagem principal, que estabelece relação com outros personagens "menores", e que representa uma época remota, um país, um esteriótipo de alguma cultura etc. O uso destas tirinhas é comum nas salas de aulas em diferentes áreas do conhecimento. O uso deste gênero textual nas salas de aula, tem como objetivo desenvolver uma aula mais dinâmica e que desperte o interesse do aluno. (Fonte: https://sites.google.com/site/generotextualtirinha/)


Abaixo você aprenderá os conceitos básicos para começar a criar suas tirinhas:



Abaixo temos um tutorial de como produzir a tirinha:



As tirinhas podem ser feitas no papel ou através de recursos tecnológicos. Para produção usando recursos tecnológicos a vários software e aplicativos, abaixo apresento três opções: Canva, Google Desenho e Jamboard.


1 - Confira o site do Canva para produção de tirinhas: https://www.canva.com/design/play?category=tACZCigycaA&referrer=comic-strips-landing-page&utm_source=onboarding


2 - Temos também o Google Desenho para produção das tirinhas. Abaixo temos um tutorial em vídeo para usar o aplicativo e na descrição do vídeo a autora disponibilizou arquivos editáveis para utlização na produção.

https://chrome.google.com/webstore/detail/google-drawings/mkaakpdehdafacodkgkpghoibnmamcme?hl=pt-BR


3 - E por ultimo temos o Jamboard:

https://chrome.google.com/webstore/detail/jamboard/ihacalceahhliihnhclmjjghadnhhnoc?hl=pt-BR


Um forte Abraço! Prof. Bruno Soares


411 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cores